Jataí - Tetragonista Angustula




Hymenoptera
. Apoidea
. Apidae
· Meliponini
Nome científico: Tetragonisca angustula angustula (Latreille, 1811)
Nome popular: JATAÍ (Nogueira-Neto, 1970).


Essa pequena abelha é muito conhecida no nosso território nacional,também conhecida por outros nomes como:abelha mosquito ou simplesmente mirim.
Está presente em quase todo nosso pais além de outros países como
Embora seja uma especie muito comum e de fácil manejo,seu mel é entre todos o mais apreciado pelo sabor refinado e por suas muitas propriedades medicinais.

Se ninho é construído geralmente em forma de discos na horizontal,mas também pode ocorrer  de ser construído em forma helicoidal.Ainda é coberto com um envolucro de lamelas de cerume.O acesso ao ninho é feito por um túnel construído de própolis com cerume,na entrada existe um tubo de entrada feito normalmente com cera limpa de cor clara.A entrada do tubo de acesso é fechada durante a noite,e existem pequenos furos na extremidade, talvez para entrada de ar.


Podem ou não apresentar comportamento agressivo, beliscando a pele e enrolando nos cabelos, entretanto, esse comportamento é breve.A quantidade de abelhas em um enxame pode variar entre 2000 a 5000 indivíduos.


A produção de mel dessa espécie embora seja pequena,em uma média de 1,2 litros,tem alto retorno devido ao alto valor pago nesse delicioso alimento.
A cor do mel pode variar muito devido a florada disponível,mas a higiene sempre é a mesma.Isso porque dentre todas as abelhas essa tem uma característica muito peculiar:a seleção das flores e fontes de alimento.
Você nunca irá ver uma Jataí buscando alimento em qualquer lugar,como cestos de lixo,restos de alimentos.É difícil até mesmo de aceitar alimentação artificial.Tudo isso é claro,se não estiver sob condições extremas de escassez de alimento.

Por pertencer a tribo das trigoninis,para a divisão do enxame,é necessário que aja uma célula real ou realeira.




Referência:
Nogueira-Neto. A criação de abelhas indígenas sem ferrão.


2 comentários:

  1. gostaria de comprar caixa racionais para jatai.
    Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com Alton Fontana
      Telefones:
      TIM (17) 98119 0940
      VIVO (17) 99713 3983
      E-mail: ailtonfontana@yahoo.com.br
      Novo Horizonte- SP

      Excluir